A Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Educação Ambiental e Sustentável, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem intensificando junto à comunidade escolar, a coleta de pilhas, baterias, lâmpadas e eletroeletrônicos, uma das ações do projeto Coleta Seletiva, que vem contribuindo significativamente com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade no município.
O projeto visa à conscientização da comunidade escolar, através das campanhas educativas sobre a importância da coleta seletiva, estimulando o descarte correto de resíduos, principalmente, pilhas, baterias, lâmpada e produtos eletroeletrônicos.
Na coleta seletiva realizada nas instituições, os recicláveis são armazenados em contêineres até o dia da coleta, realizada pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre - COOPECMARCA. As pilhas, baterias, lâmpadas e outros produtos eletroeletrônicos, são armazenados separadamente em recipientes específicos e encaminhados à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGRIMA, que dará destino adequado para esse tipo de resíduos.
“Trabalhando a consciência ambiental dentro do contexto escolar estaremos contribuindo com a Agenda 2030, no que se refere ao ODS 4 (educação de qualidade), mais especificamente através da mata 7 que sugere uma educação para a sustentabilidade”, destacou a secretária de educação, Márcia Nascimento.
A parceria das secretarias de Educação e Meio Ambiente, vêm intensificando as ações de combate à poluição, descarte correto dos materiais reciclados e não reciclados, principalmente, com a conscientização da sociedade para um futuro mais sustentável e promissor às futuras gerações, consolidando assim um dos principais fatores de uma gestão de qualidade e com responsabilidade socioambiental.