Através da organização do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS e do Conselho Tutelar do município de Campo Alegre foi realizado nesta quarta-feira 08 de maio de 2024 o I Encontro Intersetorial de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Luziápolis, em alusão ao mês que referencia a temática e que tem a data 18 de maio como um marco de combate às violações de direitos sexuais de crianças e adolescentes.
O objetivo foi promover a reflexão sobre o assunto a partir da mediação de palestrantes que expuseram informações muito pertinentes.
Estiveram presentes todo o colegiado do Conselho Tutelar, a equipe técnica do CREAS, Luiz Inácio Junior, profissional referência na área dos direitos de crianças e adolescentes, abordando sobre a importância do acolhimento e da escuta especializada para o atendimento do público infantojuvenil com violações no que diz respeito ao abuso sexual, assim como, Simone Silva, que é assistente social e coordenadora do Projeto Construindo uma Cultura de Paz vinculado à SEMED socializando as legislações que regulamentam os direitos e punições para os crimes sexuais contra crianças e adolescentes e o psicólogo Erivaldo Pereira que conduziu a abordagem sobre os sinais característicos que podem indicar situações de abuso sexual principalmente em crianças.
Como participantes foram convidados profissionais das unidades básicas de saúde, das escolas municipais, do CRER e SER e dos equipamentos socioassistenciais vinculados à Secretaria de Assistência Social e Direito à Cidadania, representada na oportunidade pela secretária Silvania Regina.
O evento foi um momento proveito e de grande relevância, em que ressaltou a importância de todos os profissionais inseridos nas principais políticas públicas estarem munidos de informações, conhecendo os direitos, a principais legislações e a os setores que compõem a rede de garantia de direitos. Sabe-se que é corresponsabilidade da família, do Estado e da sociedade como um todo zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, o que é enfatizado pelo Art. 227 da Constituição Federal e amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O município de Campo Alegre possui uma rede de serviços muito fortalecida com profissionais capacitados e que dar todo o apoio para o desenvolvimento de campanhas de conscientização, reafirmando que a disseminação de informações sempre será um grande instrumento de proteção.