A Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos realizou nesta quinta-feira 30 de Maio, mais uma edição da celebração do Dia de Corpus Christi. O evento cristão católico é uma das principais celebrações realizadas anualmente pela paróquia.
Este ano uma multidão de fiéis participou da celebração da Santa Missa que aconteceu na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos, e seguida da tradicional procissão do tapete. A celebração foi ministrada pelo pároco local Padre Jackson do Nascimento sendo mais momento de muita fé e devoção pelos fiéis presentes.
Todos os anos a população realiza a confecção de um grande tapete decorativo, para na manhã do dia de Corpus Christi, a realização da tradicional procissão do tapete. Ao longo dos anos o evento católico se tornou um dos principais acontecimentos no calendário religioso e cultural local.
O tapete é confeccionado à base de pó de serragem, folhas e tintas, mas algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados.
Durante o percurso, belas obras de arte, mensagens religiosas, textos bíblicos e desenhos da fé cristã, tudo com muita criatividade de artistas anônimos que, como misto de fé e tradição, vem mantendo a cada ano o lindo tapete.
A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição.
O evento religioso é um dos principais acontecimentos do calendário religioso e cultural do município e todos os anos atrai milhares de pessoas de várias cidades de Alagoas e até de outros Estados.
A celebração contou com a presença do prefeito do município Nicolas Pereira, do vice-prefeito Leonardo Monteiro, da ex-prefeita Pauline Pereira, do ex-prefeito Edmilson Viera, do ex-prefeito Álvaro Guimarães, vereadores, secretários municipais e a comunidade católica.
O evento conta com todo apoio da Prefeitura de Campo Alegre que envolve todas as secretarias municipais no suporte a paróquia.
O que é o evento
As comemorações ao dia de Corpus Christi em Campo Alegre é uma tradição que foi trazida ao município no ano de 1982, pelo saudoso professor Jorge Vieira da Costa, completando na edição 2024 a sua 42ª edição.
Todos os anos o enorme tapete é confeccionado pelas mãos dos moradores da cidade que passam a noite inteira envolvidos na manutenção da tradição religiosa e cultural.