A equipe de profissionais da Vigilância Epidemiologia e Agentes de Endemias de Campo Alegre vêm realizando os mutirões sempre às sextas-feiras, com objetivo de viabilizar a vigilância e controle vetorial, como levantamento de índice, distribuição de armadilhas, delimitação de focos e bloqueio de transmissão viral.
A realização dos mutirões foi intensificada neste inicio de anos, baseado nos dados que apontaram em alguns bairros alertas de surtos das arboviroses entre outras doenças endêmicas.
Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde se propõe a implementar os serviços mediante estratégias usadas pelos Agentes de Endemias que facilitam as ações de Vigilância Epidemiológica, como o combate à Dengue, Zika e Chikungunya, Esquistossomose e a Leishmaniose.
A finalidade é identificar a localidade, registrar informações sobre o número de quarteirões e imóveis existentes, classificação e situação de cada localidade em relação à vizinhança, localização dos acidentes geográficos naturais e artificiais, vias de acesso, etc.
Foram visitados vários bairros do município, priorizando aqueles os quais deram índice de infestação aumentado, numa média de 375 imóveis entre a Sede e Luziápolis.