Representantes de Campo Alegre participam do Seminário Estadual Aprender a Proteger

 

Publicado em: 15/04/2025 12:21

Whatsapp

 

No dia 04 de abril, técnicos da Secretaria Municipal de Educação do município de Campo Alegre participaram do Seminário Estadual Aprender a Proteger, realizado no auditório do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (SENAI - Poço), em Maceió. Com o tema “Educação que Protege - Um Compromisso de Todos”.

O projeto é uma iniciativa do Ministério Público e é destinado à criação de um aplicativo para aparelhos celulares que possa ser disponibilizado para todos os profissionais da educação, com o intuito de auxiliar os mesmos na IDENTIFICAÇÃO, TIPIFICAÇÃO, ABORDAGEM e ENCAMINHAMENTO dos casos de violência contra crianças e adolescentes, além de tornar ainda mais acessível a realização de denúncia de situações abusivas existentes em famílias, violências que, na maioria das vezes, envolvem integrantes da própria família.

O evento reuniu representantes de diversas instituições para fortalecer a articulação da Rede de Proteção à Infância e Adolescência no ambiente escolar.

Representando o município de Campo Alegre estiveram presentes a Articuladora do Aplicativo Aprender a Proteger e coordenadora do Projeto Construindo uma Cultura de Paz, Adrielle Martins, e a Diretora de Gestão do Sistema de Ensino (DIGESE), Irisdelma Gomes.

A adesão do município de Campo Alegre para o desenvolvimento das ações do Aprender a Proteger reforça o compromisso do município com a promoção de uma educação que valoriza o cuidado, a prevenção e a garantia de direitos de crianças e adolescentes, com foco em intensificar os cuidados e o olhar para os estudantes que podem sofrer violência. Cabe ressaltar que a exposição à situações de violência afetam significativamente a vida presente e futura destes menores, haja vista que ocorrem em um período que a criança está em desenvolvimento, carecendo de um ambiente saudável e com plena dignidade.

Assim, não se trata apenas de um aplicativo de denúncia, e sim de um instrumento de orientação, que em conjunto com a disseminação de informações, irá auxiliar e alertar os profissionais da educação, instruindo-os a estarem atentos aos indícios de violência que a criança apresenta em ambiente escolar.

O seminário contou com mesas de diálogo, palestras e socialização de experiências exitosas em municípios alagoanos, sendo um espaço essencial para a troca de saberes e o fortalecimento de ações integradas no combate às diversas formas de violência que atingem o ambiente escolar.


Imagens