Durante os dias 10, 11 e 12 de Setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Líderes Escolares - PRODELE direcionado as Equipes Gestoras, Diretores, Coordenadores e Orientadores Educacionais que atuam nas instituições de ensino da rede pública municipal, ministrados pelo Professor Júlio César Furtado.
O PRODELE, é um programa municipal desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com o intuito de contribuir com a prática da ação gestora dentro das instituições de ensino, trazendo discussões atuais e promovendo a troca de experiências, dentro e fora da rede pública municipal, visando a ampliação dos conhecimentos técnicos e teóricos, e principalmente, a atuação desses profissionais enquanto líderes institucionais.
As ações desenvolvidas nos últimos dias seguiram o seguinte cronograma:
Dia 10 de setembro, foi realizado, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde o 2º Workshop para Gestores envolvendo, neste momento, os diretores, diretores adjuntos e técnicos da secretaria de educação. Abordando o tema “Liderança e gestão de conflitos”, o momento foi pautado em muita troca de experiências e com a mensagem de que quando há liderança verdadeira, há paz no diálogo e força na união.
No dia 11 de setembro, o professor Júlio Furtado realizou visitas de acompanhamento as equipes da EMEB Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, na sede do município, e da EMEB João Fernandes Vieira Filho, na Chã da Imbira, com o intuito de discutir e avaliar a execução do plano de ação que, outrora, foi apresentado pelas instituições.
Ainda no dia 11 de setembro, foi realizada uma reunião com os Secretários de Educação, com pauta nas percepções acerca do desenvolvimento das ações dos planos de ação e, consequentemente, sobre os pontos apresentados durante as visitas, pelas equipes gestoras escolares.
Fechando o ciclo de ações planejadas, hoje, 12 de setembro, foi realizado o 2º encontro presencial direcionado aos Coordenadores Pedagógicos e aos Orientadores Educacionais. Um momento que abordou como tema, a “Formação continuada e pedagogia de projetos”, trazendo a importância da boa atuação do Coordenador Pedagógico e as possibilidades de implantação de projetos que visem a interação e a inclusão dos estudantes nas instituições, entendendo que esses pontos são fundamentais para tecer a rede de apoio para alunos e professores, garantindo que a educação seja um ato de coragem e transformação.
De acordo com o calendário de ações do programa, a próxima etapa será realizada em outubro, fechando o ciclo de 2025. Um ciclo que está sendo guiado pela escuta ativa, despertando a sabedoria de mediar e a coragem de conduzir com êxito uma educação que vem alcançando conquistas significativas, inspirando confiança, fortalecendo relações e trilhando, em passo coletivos, o caminho do crescimento.