Quem passou pela praça central de Campo Alegre nesta segunda-feira 08 de abril, ou pela Praça Eugênio Albuquerque Distrito de Luziápolis nesta terça-feira dia 09, pôde conferir os serviços que a Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou para a população em alusão ao Dia Mundial da Saúde, ao Dia Nacional de mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e o dia Mundial da Luta Contra o Câncer.
Durante as atividades foram realizados alguns serviços como: verificação de pressão arterial, glicemia, vacinação, distribuição de preservativos masculinos e femininos, e ainda a distribuição de material informativo.
As ações que a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando, visam melhorar cada vez mais os índices da saúde do município, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
Mais de 400 pessoas de diversas idades visitaram as tendas, sendo realizadas mais de 300 aferições de pressão arterial e glicemia capilar e administradas mais de 300 doses de vacina.
Sob supervisão da coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS), participaram das atividades profissionais da atenção básica, agentes comunitários de saúde e de endemias.
“Momentos como este são importantes para o município, pois há a participação de uma parcela da população que não costuma frequentar a unidade básica de saúde, ou que vai à unidade apenas quando está doente. Algumas pessoas foram identificadas com alterações na pressão e glicemia sendo encaminhadas às unidades básicas de saúde”, destacou a Coordenadora do Núcleo de promoção a saúde de Campo Alegre Joyce Alves.
A saúde, de acordo com a Organização Mundial (OMS) de Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades, assim, o dia mundial da saúde foi criado em 1948 pela OMS, com o objetivo de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população bem como manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo.
Dessa forma, foram realizadas atividades de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, vacinação contra hepatite B e tétano, distribuição de preservativo masculino e feminino,
Atividade educativa com exposição de amostra de pupa, larva e mosquito da dengue, distribuição de material informativo sobre DST/Aids e em apoio a Lei Seca, bem como apresentação de vídeos educativos sobre saúde da mulher e prevenção do câncer de colo de útero e de mama.
Dia Mundial da Saúde
Criado em 7 de abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data começou a ser celebrada apenas em 1950. A cada ano, o órgão aborta temas-chaves relacionados à saúde mundial, como DSTs, obesidade, higiene, entre outros.
Este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a prevenção da hipertensão como tema a ser trabalhado na data especial.
Para evitar a hipertensão:
- Reduzir a ingestão de sal (cloreto de sódio) – Limitar a ingestão diária de sódio ao máximo de 2,4g de sódio ou 6g de cloreto de sódio (uma colher de chá).
- Aumentar a ingestão de potássio – É recomendável que a ingestão diária de potássio fique entre 2g e 4g, contidos em uma dieta rica em frutas e vegetais frescos.
- Reduzir ou abandonar a ingestão de álcool – O consumo excessivo de álcool eleva a pressão arterial, causa variações nos níveis pressóricos, aumenta a prevalência de hipertensão, é fator de risco para acidente vascular encefálico e é uma das causas de resistência a medicamentos anti-hipertensivos.
- Praticar exercícios físicos regularmente – Exercícios físicos aeróbios por um período de 30 a 45 minutos por dia, três a cinco vezes por semana é um bom começo.
- Combater o tabagismo – O cigarro eleva agudamente a pressão arterial e favorece o desenvolvimento e as complicações da aterosclerose, doença crônica e degenerativa que leva à obstrução das artérias por depósito de gorduras em seu interior.
Dicas de alimentação mais saudável
- Aumentar o conteúdo de fibras na dieta (grãos, frutas, cereais integrais, hortaliças e legumes, preferencialmente crus).
- Preparar as carnes de aves sem a pele e os peixes sem o couro, retirar a gordura visível das carnes vermelhas, evitar o uso de gorduras saturadas no preparo dos alimentos, dar preferência aos produtos desnatados e às margarinas cremosas.
- São exemplos de óleos insaturados: soja, canola, oliva, milho, girassol e algodão, usar preferencialmente os três primeiros.
- Evitar o uso de óleo de coco e dendê.
- Evitar frituras. Ingerir alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados.
- Preferir ervas, especiarias e limão para temperar os alimentos.