Secretaria de saúde de Campo Alegre inicia em todo município vacinação contra a gripe

 

Publicado em: 15/04/2013 00:00

Whatsapp

 

Nesta segunda-feira 15 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre inicia em todas as unidades do município, a Campanha de vacinação contra a gripe.

De acordo com coordenação de imunização, a meta do município é imunizar 5.506 pessoas. O dia D da mobilização nacional será no próximo dia 20 de abril.

O objetivo da campanha é vacinar contra a influenza os grupos de risco como gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, crianças com idades entre seis meses e dois anos, mulheres no período pós-parto e os portadores de doenças crônicas.

A Secretaria da Saúde de Campo Alegre alerta que a vacinação será realizada em todas as Unidades de Saúde da cidade e dos povoados nos horários das 7:30h às 11:30h, das 13:00h às 16:30h.

Sobre a Campanha

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril, oferecerá imunização gratuita em 65 mil postos de saúde de todo o país, segundo o Ministério da Saúde.

Em sua 15ª edição, a campanha tem como público-alvo gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a dois anos. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber  a vacina.

Neste ano, vão ser distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protegem contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o ministério.

O objetivo, segundo nota divulgada pela pasta, é vacinar cerca de 32 milhões de pessoas pertencentes ao público-alvo. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, o que representou 86,3% do público previsto no ano passado.

"A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota oficial.