Com uma proposta inovadora de organização curricular e significativas mudanças na prática pedagógica, a Secretaria Municipal de Educação deu início nos dias 27 e 28 de janeiro a Semana Pedagógica para as equipes Gestoras das instituições que ofertam o Ensino fundamental I e II, com o objetivo de conhecer e refletir a respeito das principais práticas pedagógicas que serão desenvolvidas na Rede Municipal e ainda alicerçar o trabalho a ser realizado com os professores no período de 29 a 31 de janeiro em cada unidade escolar.
O assessor pedagógico da SEMED professor Daniel Marinho conduziu os trabalhos, que tiveram como ponto de partida a reflexão para a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais – Instituto Ayrton Sena, o que proporciona um melhor relacionamento nas equipes e consequentemente melhores resultados.
Para o primeiro momento foram definidos pontos de ação: de aprendizagem, de fluxo, de acompanhamento pedagógico e formação continuada, seguido de estudos da avaliação e da aprendizagem, já no segundo momento, diálogos pedagógicos, possibilitando a análise dos dados por escola através das plataformas INEP e/ou QEdu, Pontos de atenção e potencialidades, conhecimento e avaliação das rubricas da prática pedagógica e a construção do plano pedagógico.
A professora Rosemere Vieira, que recentemente assumiu a direção da Diretoria de Gestão de Ensino da SEMED destacou: “Com Uma equipe integrada, com metas bem traçadas, formação de professores mensalmente, acompanhamento sistemático e com foco na aprendizagem para todos e para cada um, acreditamos que é possível desenvolver a aquisição dos conhecimentos com equidade, aplicando critérios justos onde os direitos de aprendizagem sejam garantidos como propõe a BNCC”, disse a professora.
A Secretaria Municipal de Educação através de sua equipe de técnicos e formadores darão o suporte necessário para que as novas políticas sejam implementadas na rede municipal com responsabilidade e comprometimento.