O município de Campo Alegre em parceria com o Governo Federal e junto aos municípios de todo Brasil firmou compromisso com PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC.
O PACTO surge mediante a necessidade de alcançar a meta do nível de desenvolvimento da Educação Básica até 2022, firma o compromisso em alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade e considera a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério segundo as orientações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
No ano de 2013 as ações do PACTO em Campo Alegre comtemplam 13 escolas da rede Municipal de Ensino, 86 professores alfabetizadores e 2234 crianças que estão matriculadas em turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.
Em Campo Alegre, o PNAIC já começou a realizar suas ações através da Formação Continuada dos Professores Alfabetizadores (que lecionam nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental), que atuam nas Escolas: Padre Cícero, Helenilda Correia Araújo de Melo, Prof.ª Zenóbia Ferreira da Silva, Miguel Matias, João Paulo II, Virgem dos Pobres, Senador Rui Palmeira, Elita Tenório Maia, Prof.ª M.ª Lourinete Porto Guimarães e Olival Tenório da Costa Neto. No último sábado, 04/05, na Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, os Orientadores de Estudos e Professores Municipais Fabiana de Jesus Silva, Maria Cleide de Farias Vieira e Nelson Ferreira Bastos realizaram os trabalhos de formação, discutindo sobre alfabetização com perspectiva de letramento, conforme orientações do MEC e semelhante as formações passadas como:PROFA (2001 e 2002) e PRÓ-LETRAMENTO (2007 – 2008). As ações do PACTO Nacional, em Campo Alegre, estão sob a Coordenação local da Técnica da SEMED E Professora Municipal Elisangela Vicente da Silva.
No Distrito de Luziápolis os trabalhos foram realizados no sábado, 11/05, no Auditório da Escola de Ensino Médio do Estado sob a Orientação da Professora Municipal Cícera Maria da Conceição da Silva, que aplicou a Formação Continuada aos Professores das Escolas Felizardo Souza Lima, Menino Jesus de Praga e Cícero Mizael dos Santos.
Agradecemos o apoio e esperamos contar durante todo o processo com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, da Equipe de Técnicos da SEMED, dos Gestores de todas as Escolas da rede municipal de Ensino Campoalegrense, bem como todos os Coordenadores Escolares e Professores Alfabetizadores envolvidos neste grande objetivo: alfabetizar nossas crianças até no máximo os oito anos de idade. O sucesso será de todos nós!