Na última sexta-feira 16, a Secretaria Municipal de Educação através das Instituições de Ensino dos anos finais realizou a Olimpíada Municipal de Matemática com o objetivo de estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
A Olimpíada é fruto do programa que visa destacar alunos exemplares na Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre de acordo com Lei N° 1026, de 08 de Setembro de 2021 que cria o programa "aluno destaque", para estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Campo Alegre, que participarem das avaliações de larga escala (interna e externas), no ano de 2021. Nesta edição participaram cento e trinta e oito estudantes das quatro Instituições dos Anos Finais: EMEB João Fernandes Vieira Filho, EMEB Hildebrando Veríssimo Guimarães, EMEB Professora Zenóbia Ferreira e EMEB Felizardo Souza Lima sendo distribuídos no nível 1 e 2.
É importante destacar que todos estudantes que participaram foram selecionados através da 1º fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A competição tem o propósito de estimular a aprendizagem, engajar, divertir e identificar talentos e mostrar também aos estudantes um caminho para seu desenvolvimento profissional. Além de ser um preparativo para as futuras olimpíadas.
Haverá premiação especial para as maiores pontuações de cada nível. Os três primeiros do nível 1 e 2 vai receber da Secretaria Municipal de Educação: um celular, um tablet e uma bicicleta.
A Olimpíada pode contribuir para a relação escolar do estudante, fazendo com que ele desenvolva um melhor aproveitamento escolar na disciplina de matemática e em outras disciplinas.
Neste sentido, desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, na qual os alunos colocam em prática o conteúdo aprendido através de situações problemas. Ao propor algum desafio o professor pode ficar surpreso ao deparar com a resposta inimaginável realizada por eles.
Constata-se, que o estudante desenvolve a habilidade de elaborar um raciocínio lógico diante de situações problemas que surgem no dia a dia. Portanto, a Secretaria Municipal de Educação tem contribuído no sentido de garantir para que ações como essa cheguem às Instituições de Ensino facilitando o processo de formação dos nossos estudantes e professores capazes de construir uma sociedade mais humana e igualitária.