Nesta segunda-feira 17 de Janeiro foi realizada a primeira reunião da 5ª região de Saúde do Estado de Alagoas que fazem parte os municípios de Roteiro, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro, Anadia e Boca da Mata.
A reunião foi realizada em São Miguel dos Campos com o objetivo de discutir os fluxos dos serviços regionalizados, discutir estratégias de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS e outras demandas da região.
A RAPS estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas que integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos pontos de relevância discutidos durante a reunião foi o serviço da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Luiz Mariano Neto, localizada no Distrito Luziápolis em Campo Alegre que acolhe crianças e adolescentes de 10 a 18 anos incompletos com dificuldades no uso e abuso de álcool e outras drogas, e é uma importante estratégia da Rede de Atenção Psicossocial .
As crianças e adolescentes permanecem internas por até 6 meses ampliando a visão do modo de vida e refazendo os laços em família, na escola e no território. No enfoque da reabilitação psicossocial frequentam a escola, rede de atenção em saúde e são inseridos no Projeto CRIAR - projeto de geração de renda e economia solidária que confecciona objetos de marcenaria e culinária.
A reunião contou com a participação de gestores das pastas da saúde dos municípios da região, SUAP - Supervisão de Atenção Psicossocial do Estado, coordenadores de CAPS e outros segmentos a fim de conhecer e discutir os serviços de rede.
O município de Campo Alegre foi representado pelo secretário adjunto da Saúde Regivan de Farias - Ana Adélia Melo Rocha - Coordenadora da Uai, Sabrina Delfino - coordenadora do CAPS, representantes dos Conselhos Tutelares, Conselho de Segurança e Câmara de vereadores.