Na tarde desta quinta-feira (20/1), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou à vacinação infantil contra Covid-19 na sede do município e no distrito Luziápolis. Nesse primeiro momento o público alvo da vacina são crianças entre 5 e 11 anos de idade com comorbidades e/ou deficiência permanente.
Tamires Vanessa mãe do Jonas, primeira criança a ser vacinada no município falou da emoção de vacinar o seu filho: “É muita emoção e gratidão por meu filho Jonas tá sendo vacinado e imunizado contra esse vírus, aconselho que as outras mães tenham fé e também venham vacinar seus filhos”, disse Vanessa.
Nesse início de vacinação infantil, apenas o imunizante Pfizer foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação das crianças.
A vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira no Espaço Vida da sede e na Unidade de Emergência do distrito Luziápolis das 08 da manhã ao meio dia e das 13 às 16 horas.
Inicialmente serão vacinadas as crianças com as seguintes comorbidades: Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Diabetes, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Doenças cardiovasculares, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de down e Cirrose hepática.
Documentos necessários para a vacinação:
Criança: CPF ou cartão do SUS, caderneta de saúde, comprovação da comorbidade.
Pais: Documento de identificação com foto;
Responsáveis: Documento de identificação com foto e termo de consentimento dos pais autorizando a vacinação da criança com a Pfizer pediátrica.
A vacinação para as crianças iniciou na véspera de completar um ano da vacinação de adultos que foi iniciada em 21 de Janeiro de 2021.