A Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Luiz Mariano Neto, localizada no distrito Luziápolis, vem desenvolvendo um grande trabalho visando o acolhimento e recuperação de jovens dependentes químicos que tiveram seus direitos violados e reinseri-los na sociedade recuperados de suas dependências.
Frente a grande problemática que está relacionada ao uso abusivo e nocivo de drogas, surge a necessidade de uma articulação com a rede para que as políticas de prevenção ao uso de drogas sejam efetivadas.
Durante o processo de recuperação dos acolhidos, a unidade busca trabalhar com oficinas profissionalizantes que é uma forma de manter os adolescentes e jovens ocupados e despertar o interesse dos mesmos em outras ocupações, diminuindo a atratividade das drogas.
É ai que surge o projeto CRIAR, que é um projeto de geração de renda, que trabalha produção de produtos como a marcenaria, um projeto que visa despertar o interesse dos jovens e adolescentes em atividades físicas, intelectuais e profissionalizantes onde diminuirá o interesse pelas drogas.
Mantê-los ocupados interessados em algo saudável fará com que eles tenham uma visão de futuro, uma expectativa, ampliando seus conhecimentos e suas perspectivas, capacitando-os para o meio de trabalho, visando sua independência futura.
A droga é de alta atratividade para os adolescentes e jovens e é a porta de entrada para vários problemas desencadeados posteriormente; o foco deve ser em sua prevenção, falar sobre os prejuízos das drogas não é suficiente, é necessário oferecer condições a esses jovens e adolescentes que encontram-se vulneráveis as drogas, condições que efetivem seus direitos sociais e diminuam o interesse pelas drogas.
A unidade já funciona no município desde 2015 desenvolvendo um grande trabalho que busca acolher e recuperar jovens dependentes químicos que tiveram seus direitos violados e reinseri-los na sociedade recuperados de suas dependências. Além do município de Campo Alegre a UAI também acolhe jovens dos demais municípios da 5ª Região de Saúde do estado que corresponde aos municípios de Roteiro, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Boca da Mata, Junqueiro e Anadia.
A Unidade possui uma equipe técnica qualificada, com assistente social, terapêuta ocupacional, psicólogas, técnico de enfermagem e monitores, com seu funcionamento 24 horas.