A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, como o objetivo de intensificar os trabalhos de alfabetização nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em suas escolas, apoiou a iniciativa de integração entre as Coordenadoras das escolas municipais Elita Tenório Maia, João Paulo II, Padre Cícero, Senador Rui Palmeira e Virgem dos Pobres, que sob a orientação da Coordenadora SEMED Andréa Pereira realizaram no dia 10 de Agosto, no Auditório da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva, a Formação Escolar com seus professores. As Escolas Professora Maria Lourinete P. Guimarães (Pov. Chã da Imbira) e Olival Tenório C. Neto (Faz. São José) realizaram juntamente no dia 31 de Julho, integrando também seus educadores com a orientação das Coordenadoras das respectivas escolas.
A Formação teve como objetivo apoiar e contribuir na melhoria da qualidade do trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, estabelecendo um contexto educacional propício ao processo de aprendizagem das crianças de 06 anos e assim inserí-las em um universo letrado, a princípio o público alvoseriam os professores do 1º ano do Ensino Fundamental, mas devido o valor pedagógico do PROJETO TRILHAS, a proposta foi ampliada aos professores da Educação Infantil e dos 2º anos, atingindo um total de 37 professores.
O encontro foi iniciado com uma dinâmica de apresentação e logo após, foram apresentados vídeos do Projeto TRILHAS com depoimentos e demonstração de práticas do desenvolvimento do mesmo, em seguida foram propostas orientações e realizadas oficinas didáticas com jogos de alfabetização, onde foi possível aos professores conhecerem todo material para subsidiar o trabalho pedagógico em sala de aula.
É possível perceber que a gestão da Prefeita, Pauline Pereira, COMPROMISSO DE TODOS, INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, foi muito bem incorporada por nossas escolas. Neste sentido, a SEMED só pode esperar por excelentes resultados nas turmas de alfabetização do nosso município, garantindo assim a inserção cada vez mais cedo das nossas crianças ao universo letrado.