Secretaria de saúde promove capacitação sobre Aleitamento materno

 

Publicado em: 17/08/2013 00:00

Whatsapp

 

 

Aproximadamente 85% das gestantes do País têm um pré-natal de risco habitual, com uma evolução natural do processo e sem complicações. Para atender melhor a essas mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Coordenação da Atenção Primária à Saúde iniciou, nesta terça-feira (13), uma capacitação sobre assunto, tão abordado na atenção básica. A atividade será em forma de educação permanente, dividida em três etapas, no auditório da Escola Municipal Zenóbia Ferreira.

A capacitação foi evento que fechou a Semana de Aleitamento Materno do Município, e foi voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Básica e tem como objetivo qualificar o pré-natal, auxiliando na redução da mortalidade materna e infantil. A oficina pretende ainda fortalecer a Rede Cegonha e construir estratégias que possam garantir acesso e continuidade da assistência.

Inicialmente, houve uma roda de conversa com os enfermeiros atuantes na estratégia de saúde da família, delimitando os principais entraves na assistência e na elaboração de novas estratégias de captação precoce das gestantes. Também foi discutido e avaliado o processo de realização dos testes rápidos no município.

‘’O município de Campo Alegre ampliou sua atenção básica e está com indicadores favoráveis em saúde da mulher, com todas as gestantes e crianças protegidas do HIV e da sífilis com o a implantação dos testes rápidos. Os avanços no cuidado às gestantes ainda serão maiores, com a implantação, ainda este mês, dos testes rápidos para diagnóstico de gravidez, que irá permitir identificar as gestantes no primeiro trimestre, favorecendo o acompanhamento pré-natal de forma precoce e melhorando a assistência’’, afirma o coordenador da Atenção Primária à Saúde George Leite.