Com o objetivo de mensurar e avaliar o aprendizado dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou, durante o mês de novembro, a aplicação da 3ª avaliação municipal, contemplando as treze instituições de ensino que atendem estudantes do ensino fundamental, anos iniciais e finais.
Para os 2.454 alunos do 1º ao 5º ano, foram aplicadas avaliações impressas com 22 questões em Língua Portuguesa e 24 em Matemática, Produção e Fluência em Leitura. Já para os 2.361 estudantes que estão matriculados nas turmas do 6º ao 9º ano, a avaliação foi aplicada de forma digital, utilizando tablets, contendo 24 questões em Língua Portuguesa e 24 em Matemática.
A avaliação é um instrumento importante para diagnosticar, verificar se o estudante está conseguindo acompanhar o desenvolvimento das aulas e da programação curricular proposta, servindo também como um instrumento diagnóstico inicial das turmas em 2023, levantando a defasagem em possíveis habilidades não consolidadas durante o ano letivo 2022.
Durante o ano de 2022, as avaliações diagnósticas aplicadas na rede se tornaram um grande aliado no acompanhamento da evolução do ensino e aprendizagem dos alunos, utilizando a tecnologia como aliada do desenvolvimento educacional e facilitando a consolidação dos resultados e intervindo de forma mais rápida no combate as dificuldades apresentadas.
Além da inovação e do uso da tecnologia e dos mecanismos que agilizem os resultados em tempo hábil, esse modelo de aplicação facilita o estudo dos resultados individuais, por sala, por escola e o resultado em Rede, ajudando as Instituições de Ensino a recuperar a aprendizagem, as habilidades e a ampliar os conhecimentos, com foco no desenvolvimento e na oferta de uma educação baseada em qualidade e equidade para todos/as e para cada um/a.