A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre ofertou nesta quarta-feira 21, mais uma ação de testes da orelhinha para crianças do município. Os exames foram realizados pela fonoaudióloga Katiusce Costa.
Orienta-se realizar o teste da orelhinha, nos primeiros meses de vida do bebê (03 meses), o que pode detectar perdas precoces que possam influenciar no aprendizado e do desenvolvimento da linguagem. O tempo de duração do exame varia entre 05 e 10 minutos, não tem qualquer contraindicação.
Qual é o próximo passo após o exame?
Quando detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares. Nessa fase muitos bebês apresentarão audição normal e alguns terão a perda auditiva confirmada. Uma vez confirmados o tipo e o grau da perda auditiva, o bebê será encaminhado para um programa de intervenção precoce a fim de orientar a família, preparar para o uso de aparelhos de amplificação ou implante coclear e terapia fonoaudiológica. O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas.
A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem!