SEMED inicia ciclo de formação continuada para os professores no exercício de 2023

 

Publicado em: 14/03/2023 00:00

Whatsapp

 

 

Não se pode falar em qualidade educacional sem proporcionar aos docentes, envolvidos no processo de ensino e aprendizagem uma formação que contribua com o aprimoramento da prática docente e com a atualização acerca dos novos fundamentos e metodologias que abrange o gigantesco mundo da educação.

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação, iniciou, em março, por mais um ano consecutivo, o ciclo de formações continuada para professores em exercício no ano 2023, considerando profissionais de todas as modalidades, etapas e ano/série da educação municipal, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, EJA e Educação Especial.

A oferta da formação continuada para professores se torna uma importante estratégia para contribuir com o processo de formação e oportuniza aprendizados referentes as metodologias educacionais, bem como aos procedimentos obtidos para as práticas desenvolvidas em sala de aula e em sociedade.

“A oferta desse ciclo formativo é de suma importância na caminhada em busca de melhores resultados e índices da Rede Municipal. As formações alinhadas trazem a unificação, atendendo às especificidades de cada nível escolar, é um trabalho sistemático e, assim, podemos ter um acompanhamento pedagógico mais eficiente e garantir o processo de aprendizagem com qualidade”, afirmou Márcia Nascimento, secretária de educação.

A formação continuada deve ser compreendida como um dos caminhos da profissionalização capaz de proporcionar aos profissionais, espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição. Espera-se, também, que ela proporcione espaços para se compartilhar experiências e resolução de problemas, como forma de construção de conhecimentos, saberes, competência e habilidades dos profissionais.

Assim, a SEMED acredita está fortalecendo a educação campo-alegrense, reforçando que estas ações fazem parte do compromisso de todos, ofertando uma educação que promova igualdade, equidade e condicionalidade para todos e para cada um dos educandos da rede municipal de ensino.