Secretaria de educação realiza avaliação formativa para os alunos do ensino fundamental da municipal

 

Publicado em: 15/04/2023 00:00

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A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre iniciou no último dia 11 de abril a aplicação da 1° Avaliação Formativa de 2023, visando mensurar o nível de aprendizagem dos estudantes, com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Inicialmente as avaliações estão sendo realizadas entre os alunos dos 6º aos 9º anos do ensino fundamental, um método contínuo que auxilia os educadores a monitorar o progresso dos educandos, bem como identificar possíveis dificuldades enfrentadas pelos alunos, podendo assim, traçar metas e estratégias que visem sanar essas dificuldades e favorecer o processo de aprendizagem.

A avaliação, para o ensino fundamental anos finais, está sendo aplicada em modo 100% digital (online) com a utilização de tablets, visando a viabilizar a logística de aplicação e celeridade em correções e apresentação dos resultados, afim de que a secretaria junto com as instituições de ensino possa, em tempo hábil, fazer as devidas intervenções necessárias para aprimorar a educação pública do município de Campo Alegre.

De acordo com o cronograma estabelecido, a primeira escola a realizar a avaliação foi a EMEB Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, seguida das seguintes instituições: Escola Professora Zenóbia Ferreira, Escola Felizardo Souza Lima e Escola João Fernandes Vieira, respectivamente.

Para as instituições de ensino fundamental anos iniciais, 1º a 5º ano, as avaliações serão aplicadas impressas em todas as instituições de ensino que ofertam essa modalidade, previstas para serem iniciadas no próximo dia 17 de abril.

Durante o período de aplicação cerca de 5.765 (cinco mil, setecentos e sessenta e cinco) estudantes serão avaliados por meio da Avaliação Formativa, que além de servir como ferramenta de monitoramento da aprendizagem, será um fator fundamental para o aprimoramento e planejamento das práticas educacionais desenvolvidas nas instituições de ensino.