A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania representada pelo setor de habitação realizou no dia 25 de abril, mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial com as beneficiárias do Residencial João José Pereira no Distrito Luziápolis.
Na oportunidade foi desenvolvida mais uma ação da atividade “Implantação da Horta Comunitária”, onde a assistente social Tâmara Alves em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente através dos técnicos, engenheiro agrônomo Savio Madeiro e o técnico agrícola José Fagundes ofertaram a capacitação “Agregação de Valores aos Produtos Rurais”.
Na ocasião foi explanado sobre a Horta Hidropônica, que consiste na técnica de cultivar plantas em ambientes protegidos, sem a utilização do solo, por meio de uma solução que contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Segundo os técnicos o cultivo hidropônico vem crescendo, pois oferece vantagens tanto para o produtor quanto para o consumidor.
A produtividade dos cultivos hidropônicos é maior, uma vez que os ciclos de produção são menores e há menos gastos com água, insumos agrícolas e mão de obra.
Além disso, a hidropônia é uma oportunidade para quem mora no Distrito por facilitar as entregas diárias e direto ao consumidor final, sem precisar de atravessador.
Para o consumidor, os alimentos hidropônicos são alternativas mais saudáveis e sustentáveis, por não utilizar fertilizantes e agrotóxicos, assim valorizando os produtos e conseguindo vender pelo preço justo.
Foi explanado também que esses produtos podem ser vendidos para a merenda escolar, Complexo Nutricional, mercadinhos, de porta em porta, na feira livre, dentre outros.