A Unidade Básica de Saúde Francisco Batista dos Santos (UBS 08), com apoio da Secretaria da Educação, e do Conselho Tutelar do Distrito Luziápolis, promoveu nesta terça-feira, 25 de abril, uma palestra socioeducativa na Escola Estadual Dorgival Gonçalves, tendo como tema a prevenção da gravidez na adolescência e prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A ação buscou alertar sobre os riscos e consequências de uma gravidez na adolescência, a exemplo da evasão escolar e perigos à saúde materna.
Foram abordados pelos palestrantes os métodos contraceptivos mais seguros, impactos no corpo, possíveis agravamentos na saúde, além de como a gravidez na adolescência pode afetar o lado emocional e psicológico da gestante.
Prevenção. O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.
A palestra foi ministrada pela enfermeira, Roberta Lúcia Vieira e pelo conselheiro tutelar, João Paulo Alves.
Estiveram presentes também no momento, o diretor da Unidade Básica de Saúde, Gemerson Santos, as agentes de saúde, Tanandra Oliveira, Tatiana Cavalcante e Arianny Feitosa, além do professor e coordenador da Escola Davi Oliveira.