Nesta sexta-feira, 28 de abril, foi promovida a primeira reunião de planejamento do Programa Saúde na Escola - PSE. Um momento de agradecimento pela parceria durante a realização das ações nas instituições de ensino no ano de 2022 e de intensificar a importância do contato intersetorial entre gerentes de UBS e os diretores escolares, visando garantir aos alunos acesso à saúde e a educação. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Na ocasião a coordenadora da Promoção a Saúde e do PSE, Zuckerllan Bernadelli abordou a temática: Ações preconizadas pelo SUS e suas práticas pedagógicas, detalhando as ações prioritárias, prazos, cronograma mensal e a intersetorialidade para o bom andamento do projeto nas instituições de ensino.
O encontro contou com a participação das equipes gestores das 21 unidades de ensino, visando, levar informações necessárias do PSE e mostrar a importância e o funcionamento do Programa de Saúde na Escola, que as equipes de saúde realizam, voltadas para promoção e prevenção da saúde dos alunos. Também foi enfatizado a saúde mental do professor, incentivando palestra, oficinas com as equipes multiprofissionais da educação,
“A parceria entre Educação e Saúde é fundamental para melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos, estamos articulados, estimulando o vínculo das (os) enfermeiras (os) com os profissionais da escola e realizando ações em prol a promoção e prevenção da saúde dos alunos de forma a atender às suas necessidades. Enfatizou a coordenadora do PSE na educação Aristéia Nascimento.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, e constitui em desenvolver estratégias para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.
Assim, conforme os atendimentos, os alunos podem melhorar sua qualidade de vida, se tornando mais saudáveis e consequentemente melhorando seu desempenho no processo de aprendizagem, ou seja, saúde e educação, de mãos dadas, em prol do desenvolvimento de todos os campo-alegrenses.