Anualmente, em 18 de maio, é realizada a campanha nacional de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, uma importante e delicada data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.
Seguindo a programação da Campanha Maio Laranja, a equipe multiprofissional vinculada à Secretaria Municipal de Educação, composta por 6 Assistentes Sociais e 6 psicólogos, realizaram diversas ações, dinâmicas, rodas de conversas, reuniões e panfletagem, todas as ações, destinadas aos alunos, pais e responsáveis nas escolas municipais, com o intuito de conscientizar acerca do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O objetivo da campanha é fornecer informações e chamar a atenção de toda população para a importância do envolvimento de todos na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha foi elaborada de forma a esclarecer o que são os crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, como identificar e quais os canais para fazer denúncia e para obter apoio na proteção das vítimas, reforçando a necessidade de atenção com casos de abusos.
A equipe multiprofissional desempenha um papel fundamental dentro das instituições de ensino, dentre sua atuação está a função de fortalecer o trabalho em rede, elaborando estratégias que visem prevenir todo e qualquer tipo de violência, assim como atuar em situações que visem evitar qualquer risco a integridade que perpassem o cotidiano escolar.
Sobre a data
O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.