Secretaria de Educação de Campo Alegre realiza aula inaugural do Projeto Educação Fiscal

 

Publicado em: 26/05/2023 00:00

Whatsapp

 

 

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre por meio do Núcleo Estratégico de Educação Fiscal e Empreendedora, realizou nesta quinta-feira, 25 de maio, a aula inaugural do Projeto Educação Fiscal. O momento contou com a participação de quarenta e cinco estudantes dos 6º e 7º anos, alunos das escolas municipais Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, Professora Zenóbia Ferreira da Silva, João Fernandes Vieira Filho e Felizardo Souza Lima.

O momento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e teve como objetivo mostrar a importância da Educação fiscal, bem como, quais os benefícios dos impostos para o município.

O momento foi conduzido pelos palestrantes Yuri Miranda - Coordenador Pedagógico do Programa de Educação Fiscal na Secretaria da Fazenda de Alagoas - SEFAZ e Felipe de Trindade, Assistente Administrativo da Secretaria Municipal de Finanças – setor tributário.

No primeiro momento, o palestrante Felipe Trindade, enfatizou a importância de despertar o conhecimento de como são pagos os impostos, para que servem e para onde vão. Por sua vez, o Coordenador Pedagógico do Programa de Educação Fiscal   junto a sua comissão, explicou sobre o processo de arrecadação fiscal, dos investimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social, dentre outros.

Para a técnica Islane Regina, abordar desde cedo acerca da Educação Fiscal é de fundamental importância na construção social do indivíduo, pois, visa despertar a consciência dos educandos sobre a importância e a empregabilidade dos impostos arrecadados pelo município, transformando os recursos públicos em benefícios reais para a população.

Nesse sentido, o município vem estimulando, através do Núcleo Estratégico de Educação Fiscal e Empreendedora da SEMED, ações que oportunizem aos estudantes o conhecimento necessário acerca da educação fiscal, fator importante para sua formação, visto que, a partir desse aprendizado, os mesmos passam a ser cidadãos mais participativos referente aos seus direitos e deveres relacionados ao tema.

Trabalhar educação fiscal com os estudantes, faz com que cada vez mais cedo e com mais propriedade a nova geração tenha plena consciência sobre seu papel enquanto contribuinte, assim, os alunos se tornam multiplicadores das informações recebidas, tendo ciência da importância de seu papel social, e, consequentemente, conhecer mais a fundo acerca dos recursos tributários do município.