Nos dias 19 e 20 de junho, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, foi palco de mais uma formação realizada pelo CENPEC em parceria com o Conisul, destinada aos pontos focais dos 17 municípios consorciados que integram o Programa Melhoria da Educação que tratou especificamente sobre o Apoio Pedagógico Complementar – APC.
A formação contou com a participação de representantes de diversos municípios, como, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Piaçabuçu, São Sebastião, Jequiá da Praia, Coruripe, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, dentre outros, contabilizando cerca de 50 participantes.
O ciclo de formações, realizadas periodicamente, tem como objetivo o fortalecimento das secretarias municipais de educação no enfrentamento das desigualdades educacionais nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a redução das taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série.
Ao longo do evento foi possível observar, discutir, avaliar e refletir sobre diversas estratégias de leituras matemáticas, tais como: Os mil cabelos de Ritinha e O homem que amava caixas. Reflexões para orientar as intervenções nas salas de aulas do APC, através de sondagem matemática e as hipóteses gerenciadas pelas reflexões dos sujeitos no painel de controle com hipóteses de soluções.
As leituras teóricas todas referenciadas e as atividades realizadas mobilizaram a criação de materiais que ficarão à disposição de todos e nos bancos de dados do Conisul.
Em suma, dias formativos de inspiração para as articulações formativas práticas e ativas em prol de aplicar atividades significativas e potencializadoras para os sujeitos dos chãos das salas de aulas.
O município de Campo Alegre tem como pontos focais os professores Agda Isabele e Fernando Mizael que atuam como formadores na Secretaria Municipal de Educação, em Língua Portuguesa e Matemática, sob a coordenação de Betânia... inseridos na Diretoria de Gestão de Ensino – DIGEN, atualmente, dirigida pela professora Eva Palmeira, ambas também envolvidas na formação.
As formações destinadas aos profissionais da educação, visa a amplitude e aprimoramento das práticas pedagógicas, é através dos conteúdos absorvidos por esses momentos, de forma coletiva e com troca de experiências de forma intermunicipal, que os profissionais conseguem passar para os seus respectivos grupos de docentes, novas estratégias e dinâmicas que tenham em comum um principal objetivo, qual seja, o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.