Projeto Roda-Hans realizou 87 atendimentos em dois dias em Campo Alegre

 

Publicado em: 28/07/2023 00:00

Whatsapp

 

 

O município de Campo Alegre recebeu durante dois dias a carreta do Projeto Roda-Hans, uma iniciativa do governo federal realizada em parceria com estados e municípios para ações de conscientização, capacitação técnica e diagnóstico precoce da hanseníase. A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria de Saúde organizou toda a logística para atender os pacientes do município e dos municípios vizinhos.

O veículo ficou estacionado durante dois dias na Praça Multieventos Darci Ferreira Rolim (quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28), período em que 87 atendimentos foram realizados, com uma pessoa do município de Teotônio Vilela diagnosticada com a doença que tem cura.

Os atendimentos em Campo Alegre atendeu os moradores da 5ª Região de Saúde, formada pelos municípios de Anadia, Boca da Mata, Junqueiro, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e também por Campo Alegre.

O projeto leva atendimento qualificado para diferentes lugares do Brasil, ampliando o diagnóstico precoce da doença popularmente conhecida como lepra e também capacita profissionais da Atenção Primária para diagnosticar e tratar clinicamente os pacientes acometidos pela hanseníase.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

Em 1995, como iniciativa inovadora para ressignificação social da doença, o Brasil determinou, por meio da Lei nº 9.010, que o termo “lepra” e seus derivados não poderiam mais ser utilizados na linguagem empregada, nos documentos oficiais da administração centralizada e descentralizada da União, estados e municípios.