Na ultima sexta-feira (25) aconteceu no auditório do Palácio República dos Palmares em Maceió, o lançamento da quarta edição nacional do selo do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) Município Aprovado edição 2013-2016. O evento contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho.
O município de Campo Alegre participou do evento, levando representantes da área da saúde.
Durante o lançamento do selo, a coordenadora nacional do Unicef na área de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil, Cristina Albuquerque, destacou os avanços alcançados em Alagoas, principalmente no que diz respeito a redução da mortalidade infantil nos últimos 20 anos. “Alagoas teve uma queda de 83,9% entre os anos de 1990 a 2012. Isso representa muito mais do que simples números, mas vidas, sonhos e histórias que poderão ser contadas graças ao esforço e cooperação dos gestores públicos, iniciativa privada e população”, enfatizou Cristina Albuquerque.
Na oportunidade, o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas, ressaltou a importância da parceria da Unicef para Alagoas e afirmou que a descentralização e qualificação da Atenção Básica têm sido uma marca da administração estadual e foram essenciais para evolução do atendimento materno-infantil no Estado.
“A criação das Redes de Atenção à Saúde, a exemplo da Rede Cegonha, e o investimento na Atenção Básica levaram assistência médica para regiões antes desassistidas, evitando que a população tenha que se deslocar até grandes centros como o Hospital Geral do Estado”.
Jorge Villas Bôas reafirmou ainda que Alagoas é um dos únicos Estados do País que investem na Atenção Básica e que, mensalmente, são repassados recursos para os 102 municípios alagoanos destinados ao custeio e adequação da estrutura do Programa de Saúde da Família (PSF).
Selo do Unicef - Nesta quarta edição do Selo, são esperados que 57 municípios alagoanos realizem a adesão ao programa assumindo, assim, o compromisso e o desafio de implantar políticas públicas e ações voltadas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Todos os municípios que aderirem ao programa receberão capacitações para o desenvolvimento das ações focadas no desenvolvimento e mobilização social, treinamento de lideranças locais, fortalecimento de políticas públicas, além do monitoramento de indicadores sociais e avaliação de desempenho. No final do processo, as cidades que alcançarem as metas receberão um certificado do Unicef.