LACEM capacita profissionais do Laboratório Municipal e da Atenção Básica sobre o diagnóstico de Coq

 

Publicado em: 27/12/2013 00:00

Whatsapp

 

 

A Coqueluche, também conhecida por pertussis ou tosse comprida, é uma doença infectocontagiosa transmitida pela bactéria Bordetella pertussis, cujos casos têm aumentado em diversos países e, em Alagoas, já foram confirmados 75 casos, sendo 01caso confirmado em Campo Alegre.

Assim o Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas - LACEN foi acionado para capacitar profissionais Laboratório Municipal e da Atenção Básica para coleta de material para exame diagnóstico, que é a cultura de secreção nasofaríngea.

A infecção pode acontecer em qualquer época do ano e em qualquer idade, mas atinge principalmente as crianças menores de dois anos. O contágio acontece pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pela pessoa doente ao falar, na tosse ou espirro.

A forma de evitar a coqueluche é através da vacinação, com a vacina tríplice (DPT) contra difteria, coqueluche e tétano faz parte do Calendário Oficial de Vacinação do Ministério da Saúde. Adultos e crianças vacinados dificilmente voltam a adquirir a doença, exceto quando expostos ao contato íntimo com um portador de coqueluche ou nos surtos da doença.