Nesta sexta-feira 13 de dezembro, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Alegre em parceria com municípios do Agreste alagoano, realizaram a I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Agreste que teve como tema: Emergência Climática os Desafios da Transformação Ecológica.
A Conferência foi realizada no Auditório do Instituto Federal de Alagoas - IFAL de Arapiraca e contou com a participação dos munícipios de Arapiraca, Campo Alegre, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipu. O município de Campo Alegre foi representado pelo secretário de agricultura e meio ambiente Junior Braz e técnicos do Município de Campo Alegre.
A conferencia teve como objetivo, discutir e elaborar propostas, a partir dos 05 eixos propostos: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
O município de Campo Alegre foi responsável em conduzir o Eixo: Governança e Educação Ambiental e teve como facilitadora e relator os técnicos: Gilvanice da Silva e João Pedro Alves.
A conferência também elegeu 16 Delegados, que irão defender as propostas selecionadas na Conferencia Estadual de Meio Ambiente, que será realizada em Maceió no dia 22 de dezembro de 2024. Campo Alegre, teve direito a eleger 01 delegado e será representada pelo Técnico Phillipe Agra da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
O secretário Junior Braz ressaltou que as mudanças climáticas estão acelerando os processos de degradação dos nossos ecossistemas, o que antes eram assuntos voltados a melhorar o futuro de nossos filhos e netos, se tornou uma situação de Emergência Climática, onde todos devemos erguer as mangas e contribuir com ações capazes de frear os feitos degradadores e acelerar os processos de recuperação do meio ambiente.