Na manhã desta terça-feira (13/05), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Diretoria de Gestão de Ensino (DIGEN) e da Coordenação da Educação em Tempo Integral (CEITI), através do Núcleo Estratégico de Educação Ambiental e Sustentável (NEEAS), realizou uma ação educativa em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas (BPA).
A atividade consistiu em uma exposição de animais taxidermizados, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os alunos da rede municipal - incluindo os integrantes dos grupos de educação ambiental Com-vida e Soldadinho Verde - sobre a importância da preservação ambiental e da conservação da fauna como parte da promoção da saúde coletiva.
O evento aconteceu no Centro Social de Campo Alegre (CESCA) e contou com a participação de alunos das escolas Monsenhor Hildebrando, Helenilda Correia, Miguel Matias, Ver. João Rogério, João Paulo II, Rui Palmeira e Professora Zenóbia.
O BPA desenvolve um importante trabalho de educação ambiental com a exposição de animais preparados através da técnica da taxidermia - também conhecidos como “animais empalhados”. Esse processo permite a conservação da forma e da pele dos animais para fins educativos e científicos, sendo uma ferramenta de aprendizado para diversas áreas do conhecimento.
A coordenadora Fabiana de Jesus destacou que o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental é de suma importância para que os estudantes adquiram o conhecimento necessário e não perpetuem práticas ilegais, como a criação de animais silvestres, quando adultos.
O momento proporcionou aos estudantes e professores a oportunidade de refletir sobre o conteúdo apresentado e de se tornarem multiplicadores das informações adquiridas.
Com ações como essa, o NEEAS reafirma seu compromisso em promover a conscientização e sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da educação ambiental para a sustentabilidade do planeta.