O Município de Campo Alegre sediou nesta quarta-feira 04, uma reunião pública que teve como objetivo a divulgação do Plano de trabalho para elaboração do Plano de Gestão Integrada dos resíduos sólidos da região sul de Alagoas. A reunião foi realizada no Centro Social de Campo Alegre CESCA.
O evento contou com a participação da prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, o presidente do CONISUL, Március Beltrão, o prefeito de Igreja Nova, Carlos Augusto, secretários municipais, vereadores e membros da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre – Coopecmarca.
A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira falou da importância da integração entre Municípios, Estado e técnicos da Floram, para execução do plano de resíduos sólidos. “Estamos há muito tempo colocando essa preocupação em pauta, mas até o momento não conseguimos avançar. A oportunidade de mostrar o engajamento é agora e resolver de maneira eficiente e consciente”, destacou.
A reunião foi organizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e a Floram, empresa que vai executar os projetos de coleta seletiva, organização das associações de catadores, entre outras etapas do plano.
Os técnicos apresentaram aspectos como a necessidade de organização por meio de consórcios públicos, a implantação e o monitoramento dos projetos como a coleta seletiva, a organização da associação de catadores, a compra e venda de resíduos, a construção de aterros sanitários, tudo sendo executado pela empresa e pelas diversas áreas que envolvem a produção e destinação do lixo.
Segundo Elaine Melo, da Semarh, a secretaria e a empresa Floram estarão em contato permanente com os municípios para demonstrar a importância do Plano, assim como irá receber a contribuição fundamental da sociedade com sugestões para a formatação do PIGIRS.
“A contribuição da sociedade é fundamental porque irá nortear quais as necessidades de cada região. Passado este processo de discussões nas cidades, a empresa Floram e os representantes municipais estarão realizando com a sua equipe um diagnóstico com o intuito de realizar um levantamento dos resíduos sólidos nas cidades”, explicou a diretora de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
A reunião contou ainda com a participação de técnicos e gestores de diversas áreas na administração e controle social, que foram apresentados aos detalhes da execução do projeto, que prevê estratégias que vão da implantação da disciplina no currículo das escolas até a capacitação para a coleta seletiva do lixo.