Educação Inclusiva: Campo Alegre investe em salas de recursos para educação especial

 

Publicado em: 13/04/2015 00:00

Whatsapp

 

A Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reforçou o atendimento a estudantes com deficiência com a implantação de salas de recurso ao longo da atual gestão. Ao todo no município de Campo Alegre são 124 alunos com deficiência matriculados na rede Municipal de Ensino sendo: 32 Luziápolis, 25 povoados, 63 escolas sede do município, 04 estado.

Os números acima citados consideram os alunos com deficiência das creches, pois mesmo alguns não frequentando a sala de recursos precisam da assistência do professor do Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Objetivo das salas de recurso:

Apoiar a organização e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades / superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

Equipamentos que compõe a sala de recurso:

As Salas de Recursos são equipadas com materiais adequados e adaptados como equipamentos eletrônicos, conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado.

As Salas de Recursos para Atendimento Educacional Especializado (AEE) têm como objetivo ampliar o trabalho desenvolvido com os alunos da Educação Especial da rede por meio de um ambiente mais completo e com ferramentas adequadas para atendimentos específicos.

Cabe ao sistema de ensino, a seguinte contrapartida: disponibilização de espaço físico para implantação dos equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade, bem como, do professor para atuar no Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Os alunos matriculados na rede com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação, por exemplo, continuam estudando em sala de aula, juntamente aos demais colegas da escola, sempre acompanhados por um educador da área. Mas podem, por meio de agendamento, serem atendidos no horário contrário à aula regular.

Escolas da Rede Municipal que receberam equipamentos para salas de recursos multifuncionais:
Escola Helenilda Correia Araújo de melo – Pov. Pimenteira;
Escola Miguel Matias – Centro;
Escola mons. Hildebrando Veríssimo Guimarães – Centro;
Escola João Fernandes Vieira Filho – Pov. Chã da Imbira;
Escola Olival Tenório Costa neto – Faz. São José (Usina Porto Rico);
Escola Menino Jesus de praga – Distrito de Luziápolis;
Escola Felizardo Souza lima – Distrito de Luziápolis;
Escola Pedro de Oliveira Santos – Distrito de Luziápolis;