A Secretaria de Educação de Campo Alegre – AL, em consonância com Plano Nacional e Municipal de Educação, esta promovendo Curso Básico de Libras, o mesmo visa à formação na língua brasileira de sinais (Libras), e está sendo oferecido pela SEMED através da Gerência de Formação Continuada dirigida pela Professora Ana Paula Freire de Carvalho e a Coordenação da Professora Antônia Teixeira Gomes responsável pelo setor de Educação Inclusiva.
O Curso teve inicio quinta-feira 06, com uma carga horária de 60 horas aulas, e está sendo ministradas, as quintas-feiras no período vespertino até o dia 14 de Outubro, no auditório da Escola Municipal Professora Zenóbia e terá como formador o Instrutor de LIBRAS, acadêmico de Pedagogia e Deficiente Auditivo José Antônio Tenório dos Santos.
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é uma forma de linguagem que foi criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, assim como qualquer outra linguagem, ela apresenta uma estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos, etc. Os gestos são o meio de comunicação, o que a diferencia das outras formas de linguagens, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.
A LIBRAS é reconhecida oficialmente como uma das línguas do país, através da lei 10.436/2002 e em 2005 foi criada uma lei que determinou que as universidades que oferecem cursos de formação de professores e de Fonologia devem ter a disciplina de ensino de LIBRAS em suas grades curriculares.
A legislação em vigor no país estabelece o direito do individuo surdo de ser atendido em seu idioma em qualquer instituição pública, no entanto ainda existem poucos profissionais qualificados no mercado para desenvolverem a função de interprete de libras. Portanto, esta formação será realizada pela SEMED garantindo assim os direitos das pessoas surdas do nosso município e oferecendo oportunidade para profissionais da educação e de outras áreas se especializarem em uma função que vai ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho.
A Professora Antônia Teixeira explicou que o curso será realizado em 03 módulos, sendo cada módulo de 60hs perfazendo uma carga horária de 180hs, a mesma destacou que os 45 participantes do curso são profissionais do município e membros da comunidade.