Campo Alegre avança nas ações do programa de educação infantil - PEI

 

Publicado em: 17/08/2015 00:00

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O município de Campo Alegre foi um dos 20 municípios contemplados para participar do PEI, este programa foi iniciado pelo Santander em 2011, em cooperação com o Ministério da Educação, o programa visa aprimorar a qualidade da educação oferecida a crianças de 0 a 5 anos nas unidades de creche e pré-escola.  O programa, que tem duração prevista de três anos, investe na formação de profissionais das Secretarias de Educação nas áreas pedagógicas e gestão para a saúde, apoiando-os no desenvolvimento de projetos institucionais de formação continuada de profissionais da rede pública local de Educação Infantil.

Em Campo Alegre as 03 profissionais da Semed que estão participando da capacitação do Programa de Educação Infantil do Instituto Avisa lá, tem desenvolvido ações de repasse dos novos saberes realizando a formação da equipe gestora dos Centros de Educação Infantil, que por sua vez são repassadas de forma sistemática e continua para as professoras, auxiliares de sala e pessoal de apoio, construindo assim uma rede de formação continuada e em cadeia seqüencial, envolvendo as três instâncias responsáveis pelo atendimento das crianças nas Unidades de Educação Infantil.

O conteúdo desenvolvido nesta primeira fase está voltado para o trabalho pedagógico educacional para a educação infantil (compatibilização com as diretrizes nacionais e municipais) e o trabalho nas áreas saúde e bem estar, com os seguintes conteúdos:

Brincar
• Diagnóstico das práticas vigentes.
• Concepção de brincar na educação infantil.
• Relação entre brincar e cultura.
• Papel do adulto nas situações de brincadeira - ação direta e indireta nas situações de brincadeiras.
• Princípios norteadores da modalidade de cantos de atividades diversificadas.
• Aprofundamento dos conceitos de autonomia, movimento e interação.
• Organização de ambientes interativos.
• Interação nas brincadeiras infantis.
• Atividades permanentes e sequências.

Saúde & Bem Estar
• O papel do gestor na unidade educativa.
• Projeto institucional na área de saúde com base nas diretrizes nacionais e no Indique – Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.
• Elaboração de diagnóstico das práticas promotoras de saúde.
• Competências da equipe gestora/papéis, divisão de tarefas, supervisão das tarefas delegadas.
• Rotina de formação de todos os envolvidos.

Para a professora Ana Maria, ao implantarmos os Centros de Educação Infantil em nosso município, atendendo a clientela de 0 a 5 anos nos deparamos com novos métodos a serem introduzido no cotidiano escolar, para este público o brincar é a forma de aprender, pois brincando ela desenvolve três pilares fundamentais: o psíquico, o motor e o cognitivo, que lhes garantirá um crescimento sadio. Wallon, psicólogo contemporâneo, nos diz que a criança, no ato de brincar, reproduz aquilo que vê que sente ou que ouve em determinado tempo ou lugar.

Para uma sociedade que está acostumada a ver o espaço escolar como transmissor de conhecimento apenas através das atividades que envolvem o caderno, o lápis e o livro, a educação infantil é sempre cobrada a utilizar do mesmo método da fase de alfabetização, por tanto, a formação do PEI tem sido determinante para mudança de paradigma e comportamento de educadores, pois esta proporciona a compreensão cientifica do papel da educação infantil através do brincar, através da arte e de hábitos saudáveis que envolve saúde e bem estar,  como  formas de garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.