SEMED realiza reuniões para avaliação de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

 

Publicado em: 05/11/2015 00:00

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A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 29 de Outubro, uma reunião com gestores, coordenadores, professores e auxiliares das Instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre, para refletir acerca dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, instituídos pelo Ministério da Educação – MEC, com o objetivo de implantar a Avaliação Institucional desta etapa de ensino, como instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade.

Na ocasião, aconteceu dois momentos: um com os profissionais da educação infantil em Campo Alegre, tendo como direcionamentos da proposta a coordenadora de educação infantil, Ana Maria e outro momento simultâneo, com os educadores de Luziápolis, sob a coordenação da Professora Salezia Magna. A reunião também contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Maria Josineide Vasconcelos Granja e a equipe de Práticas Pedagógica da SEMED.

O QUE SERÁ AVALIADO?
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil nas Creches e Pré-escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre.

COMO SE DARÁ A AVALIAÇÃO?
Através da autoavaliação da qualidade das Instituições de Educação Infantil, por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade. 

A AVALIAÇÃO SE DARÁ ATRAVÉS DE SETE DIMENSÕES E SEUS RESPECTIVOS INDICADORES:

D1: PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
1. Proposta pedagógica consolidada
2. Planejamento, acompanhamento e avaliação
3. Registro da prática educativa

D2: MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS E LINGUAGENS
1. Crianças construindo sua autonomia
2. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social
3. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo
4. Crianças expressando-se por meio de diferentes linguagens plásticas, simbólicas, musicais e corporais
5. Crianças tendo experiências agradáveis, variadas e estimulantes com a linguagem oral e escrita
6. Crianças reconhecendo suas identidades e valorizando as diferenças e a cooperação

D3: INTERAÇÕES
1. Respeito à dignidade das crianças
2. Respeito ao ritmo das crianças
3. Respeito à identidade, desejos e interesses das crianças
4. Respeito às ideias, conquistas e produções das crianças
5. Interação entre crianças e crianças

D4: PROMOÇÃO DA SAÚDE
1. Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças
2. Limpeza, salubridade e conforto
3. Segurança

D5: ESPAÇOS, MATERIAIS E MOBILIÁRIOS
1. Espaços e mobiliários que favorecem as experiências das crianças
2. Materiais variados e acessíveis às crianças
3. Espaços, materiais e mobiliários para responder aos interesses e necessidades dos adultos

D6: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS E DEMAIS PROFISSIONAIS
1. Formação inicial das professoras
2. Formação continuada
3. Condições de trabalho adequadas

D7: COOPERAÇÃO E TROCA COM AS FAMÍLIAS E PARTICIPAÇÃO NA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL
1. Respeito e acolhimento
2. Garantia do direito das famílias de acompanhar as vivências e produções das crianças
3. Participação da instituição na rede de proteção dos direitos das crianças

É a primeira vez na história da Educação Infantil de Campo Alegre que onze instituições de educação infantil serão avaliadas de forma democrática com o envolvimento de todos os profissionais das instituições, pais e representantes da comunidade. A avaliação será ainda neste mês de novembro e acontecerá no interior de todas as creches e pré-escolas do município.