Em poucas horas, uma ação promovida pela Unidade Básica de Saúde Olival Tenório Costa (PSF 09) por meio dos agentes de combate as endemias, vigilância sanitária, garis e também com grande adesão de voluntários da comunidade resultou no recolhimento de vários caramujos na Usina Porto Rico, em Campo Alegre.
Moradores relataram que o problema de infestação atinge toda comunidade. Diariamente centenas de caramujos são encontrados no chão e nos muros. Os mesmos que gostam de locais com muito entulho, lixo e mato para se proliferar, e infelizmente tem sido encontrado em abundância na Usina Porto Rico, representando um risco para a saúde da população.
A ação preventiva de combate ao caramujo foi realizada na última quarta-feira, 23, onde todos os envolvidos que realizaram o recolhimento, usaram luvas para protegerem as mãos e evitar o contato com o animal e também sacos plásticos.
O objetivo da ação é orientar a população sobre as ações necessárias para o controle da infestação do caramujo, que ocorre no período das chuvas.
Os caramujos recolhidos na ação foram incinerados (queimados).