CREAS realizou palestra e panfletagem sobre a campanha de erradicação do trabalho infantil

 

Publicado em: 31/08/2017 00:00

Whatsapp

 

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, em continuidade a Campanha De Erradicação Do Trabalho Infantil, realizou nesta para as crianças e adolescentes inseridas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Distrito de Luziápolis.  

Na oportunidade já foi possível entender que as crianças e adolescentes já começam a ter noção do que é permitido e do que é proibido, noção do objetivo da campanha, e estão bastante participativos e relatam que devido às palestras e outros meios de intervenção eles aprenderam o que é exploração.

Durante a palestra foi explicado sobre a importância do combate a esta prática ilegal, que suas consequências comprometem seriamente o futuro destas crianças, pois, causa atraso escolar, amadurecimento acelerado, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, fracasso profissional, esgotamento físico, traumas psicológicos, transtorno do sono e doenças ósseas, retardo no crescimento, dentre outras.

A Campanha Socioeducativa objetiva erradicar as várias formas de trabalho infantil além de sensibilizar toda a população e a rede socioassistencial as fortes conseqüências deste trabalho precoce.

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA é bem claro quando diz que: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Ainda no encontro os profissionais socializaram sobre a importância e a necessidade de toda população e profissional realizar a denúncia aos órgãos de direito ou DISK 100.