Com objetivo de contribuir para o enriquecimento e valorização profissional dos docentes que atuam na Rede publica Municipal, a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Ensino – DIGEN, promoveu no dia 06 de setembro, no auditório da Escola Prof. Zenobia Ferreira, Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 4º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
O encontro foi coordenado pela Professora Taciana Cabral de Menezes, que considerando a leitura como uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, abordou o tema: Gênero Textual: Notícia, com o intuito de subsidiar a prática do professor, contribuindo para um fazer pedagógico mais atrativo, prazeroso e assim, poder incutir nos educandos o despertar do gosto pela leitura.
De maneira bastante dinâmica, a formadora apresentou uma sequência de atividades focadas no ensino da leitura e da escrita e entregou uma Coletânea de Atividades a ser trabalhada com a devolutiva de um relatório do trabalho que será desenvolvido por cada professor participante da formação. Neste 2º semestre, os encontros de formação acontecerão de setembro á novembro, com seis momentos de estudos totalizando uma carga hóraria de 30 horas.
De acordo com a Coordenadora de Formação Continuada, Professora Aristéia Nascimento, “investir na Formação Continuada propicia valorização aos profissionais e engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades para saber lidar com as diferentes situações que surgem na atuação da prática docente, contribuindo, inclusive, para a melhoria dos indicadores educacionais da Rede Publica do Município de Campo Alegre”.
Assim, a formação continuada apresenta-se como fator relevante para uma atuação repleta de significação, possibilitando ao educador maior aprofundamento dos conhecimentos profissionais, adequando sua formação as exigências do ato de ensinar, levando-os a reestruturar e aprofundar conhecimentos adquiridos na formação inicial. O professor que participa de atividades de formação continuada pode refletir sobre suas práticas e trabalho diário.