Conselheiros Municipais concluíram curso “Olho Vivo no Dinheiro Público” ministrado pela CGU

 

Publicado em: 22/09/2017 00:00

Whatsapp

 

Visando qualificar a atuação dos conselhos municipais para uma melhor atuação e fiscalização dos serviços públicos no município, a Prefeitura de Campo Alegre buscou em parceria com a Controladoria-Geral da União - CGU a realização de uma capacitação para todos os Conselhos do Município que atuam na fiscalização dos recursos federais e controle social.

A capacitação "Olho Vivo no Dinheiro Público" para Conselhos Municipais de Controle Social, foi realizada durante toda a semana no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e também com algumas visitas práticas em órgãos do município que são fiscalizados pelos conselhos. O principal objetivo da capacitação foi fomentar e subsidiar conhecimento qualificado e apoio a atuação dos Conselheiros.

A capacitação foi ministrada pelo Coordenador do Núcleo de Ação e Prevenção da Controladoria Geral da União em Alagoas Sérgio Moraes Studart, e pela Assistente Social Claudia Maria Souza de Holanda.

De acordo com a controladora geral do município, Helen Nunes, a capacitação teve a participação efetiva de 81 pessoas que ao final do curso foram certificadas. 

A prefeita Pauline Pereira participou do encerramento da capacitação e destacou a importância de fazer uma gestão participativa, qualificando os conselhos municipais para serem parceiros do município para que as políticas públicas sejam efetivadas em prol da população campo-alegrense.

O Programa, desenvolvido pela CGU, tem como objetivo incentivar o controle social e fazer com que os gestores atuem para a melhor aplicação dos recursos públicos.

Parte dos impostos federais que o cidadão paga é utilizado diretamente nos municípios. Esse dinheiro ajuda na realização de uma série de benefícios para a população, e o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público é um deles. As verbas ajudam a melhorar a cidade em diversas áreas.

O programa existe desde setembro de 2003 e foi criado por meio de parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e a organização não-governamental (ONG) Avante – Qualidade, Educação e Vida.

Participaram os membros dos seguintes conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Conselho Municipal de Saúde - CMS, Conselho Municipal de Educação - CME, Conselho Municipal de Alimentação Escolar - CAE, Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social - CACSFUNDEB, além da participação de alguns agentes públicos.