Atualmente, tem sido um desafio para os professores acompanhar alunos com dificuldade em leitura e produções de texto, uma vez que, escrever, hoje em dia, diante de tantas inovações tecnológicas já não é uma forma atrativa para os alunos, então o docente precisa inovar suas práticas de incentivo à leitura e escrita.
Nessa perspectiva e com o intuito de aperfeiçoar a prática dos Professores em sala de aula de forma a garantir uma aprendizagem significativa, a Secretaria Municipal de Educação–SEMED, por meio da Diretoria de Gestão de Ensino – DIGEN, promoveu na noite desta quarta-feira, 18 de outubro, no auditório da Escola Prof. Zenobia Ferreira, o terceiro encontro de Formação Continuada para Coordenadores e Professores dos 4º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
A formação foi coordenada pela Professora Taciana Cabral de Menezes, com a temática: Produção Textual, que teve como objetivo a promoção da leitura e escrita de diversos gêneros textuais. As atividades propostas tinham o intuito de incentivar os docentes a desenvolver atividades que visem motivar os alunos a ler e a escrever de maneira prazerosa, contribuindo para melhorar a prática do professor, primando por um fazer pedagógico mais efetivo e atrativo.
Na oportunidade, a formadora aproveitou o encontro para fazer uma homenagem aos Professores pela passagem do seu dia. Em seguida apresentou uma sequência de atividades focadas no ensino da leitura e da escrita, solicitando um relatório a cada professor participante da formação, como devolutiva do trabalho que será desenvolvido.
De acordo com Professora Marilene Luiz dos Santos “Estamos vivenciando casos de alunos com dificuldade em leitura e produções de texto, e a formação está sendo aplicada de forma dinâmica, abordando conteúdos focados na leitura e escrita levando o professor a refletir sobre suas práticas.”
Para a Coordenadora de Formação Continuada, Professora Aristeia Nascimento “Escrever hoje em dia já não é uma atividade que atrai os alunos, mas a formadora apresentou propostas dinâmicas para os professores trabalharem com produção de texto e assim auxiliá-los na aplicação em sala de aula junto aos alunos”.
Esta é mais uma ação da Gestão Compromisso de Todos, Integração e Desenvolvimento, que vem ao longo dos anos investindo nos profissionais da educação por meio de formação continuada, dando total condição de desenvolver uma prática pedagógica de qualidade.