A Secretaria Municipal de Educação SEMED, realizou, no período de 07 a 09 de novembro de 2017, orientação para a construção e atualização dos Regimentos Escolares do Ensino Fundamental, abordando as seguintes temáticas: Sistema de Ensino e Conselho Escolar.
Este momento faz parte do segundo módulo da formação iniciada em outubro, nos dias 18 e 20, cujo objetivo é atualizar e construir os regimentos escolares do Ensino Fundamental.
Participaram deste momento, as seguintes Instituições de Ensino:
Escola João Fernandes Vieira Filho;
Escola Lourinete Porto Guimarães;
Escola Rui Palmeira;
Escola Olival Tenório;
Escola Elita Tenório;
Escola Miguel Matias;
Escola Professora Zenóbia Ferreira;
Escola Monsenhor Hildebrando;
Escola João Paulo II;
Escola Helenilda Correia;
Escola Vereador João Rogério;
Escola Felizardo Souza Lima;
Escola Pedro de Oliveira;
Escola Menino Jesus de Praga;
Escola Cícero Mizael;
Escola Cícero Salustiano.
Durante este módulo, cada Instituição de Ensino elaborou o cronograma de ações para o processo de construção e atualização dos Regimentos Escolares do Ensino Fundamental, ficando acertado que ainda em 2017 cada Instituição de Ensino irá elaborar a minuta para que no ano de 2018 cada uma realize os encontros de mobilização com os segmentos para a elaboração e atualização dos Regimentos Escolares.
De acordo com os técnicos da SEMED, Professor Henrique Matias e Professora Taysa Kawanny, esta ação é de grande relevância para que a escola se construa de modo democrático. Além disso, esta ação é uma das metas estabelecidas do Plano Municipal de Educação – PME (Meta 19), que em sua estratégia 19.4 propõe a elaboração e revisão dos Regimentos Internos das Unidades de Ensino, no prazo de dois anos.
O que é o Regimento Escolar?
O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de cada Escola, evidenciando o compromisso de todos os segmentos da Comunidade Escolar numa perspectiva democrática, vivenciando a realidade de cada Instituição de Ensino e valorizando êxito do trabalho educativo, com o compromisso de oferecer uma educação de qualidade, primando pelo acesso, a permanência e o sucesso na efetivação do desenvolvimento integral dos educandos em seus aspectos: éticos, políticos e estéticos.