A construção coletiva é a base para o alcance de todo objetivo projetado por uma equipe. Partindo dessa perspectiva, na tarde desta segunda-feira, 13 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino – DIGESE, realizou no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, o 8º Encontro da Formação Continuada para os profissionais das Secretarias Escolares.
Como forma de aprimorar o conhecimento e atendimento na sua prática profissional, por meio da exposição de ideias, esse encontro de formação, foi conduzido de maneira bem diferente. Os profissionais das secretarias Escolares puderam apresentar contribuições na construção democrática da normatização do Sistema Municipal de Ensino – SME, propondo alterações nas normatizações através de uma atividade complementar (extra sala), orientada pela Coordenação de Inspeção e Normas, que tinha por objetivo promover a autonomia e participação de todos os profissionais.
A atividade foi desenvolvida a partir de uma mesa redonda, coordenada pelo Diretor de Gestão do Sistema de Ensino, Lucas Rinaldo e como moderador, o Professor José Jadilson da Silva, Presidente do Conselho Municipal de Educação – CME e, também, Técnico da SEMED e secretariada pela Coordenadora de Inspeção e Normas da SEMED, Aparecida de Cássia e pela Técnica da SEMED, Maria Machado.
Os profissionais das Secretarias Escolares foram divididos em 08 grupos e discorreram sobre as Resoluções do CMECA/AL, n.º 01/2012 – Credenciamento, n.º 01/2013 – Classificação e Reclassificação e n.º 03/2013 – Progressão Parcial e Continuada.
A atividade propôs estimular a integração entre os profissionais da mesma equipe, de forma a proporcionar a participação e o diálogo entre a equipe, promovendo a segurança e autonomia, em sugerir alterações nas normatizações. No entanto, foi destacada a importância de proporcionar essa interação entre as diferentes equipes, pois o Sistema de Ensino é formado por um conjunto de instituições que somam esforços para atingir um único objetivo, o sucesso no ensino-aprendizagem. E, para isso, é necessária a interação entre todos.
Neste contexto, Lucas Rinaldo ressaltou e reafirmou a importância da construção democrática para a efetiva concretização da autonomia de toda e qualquer equipe.
“Os profissionais das Secretarias Escolares são atores fundamentais e necessários no processo de construção do conhecimento na Instituição de Ensino. É, também, por meio deles, que ocorre a efetivação do direito legalmente constituído: acesso, permanência e sucesso no Ensino-aprendizagem”, destacou Lucas.