No mês de agosto é enfatizado o combate à violência contra a mulher, uma campanha denominada de Agosto Lilás.
Visando a conscientização sobre os direitos das mulheres, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, realizou palestra e roda de conversa em parceria com os CRAS da sede e de Luziápolis e representante da Patrulha Feminina.
O CREAS enquanto equipamento social vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania, atua no âmbito de violações de direitos, realiza acompanhamento de mulheres que tenham vivenciado algum tipo de violação, através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Indivíduos e Família - PAEFI, que encaminha casos para serviços de referência, orienta e contribui com a superação da vivência de violência, incentivando o fortalecimento da rede de apoio familiar e comunitária, motivando ainda a construção de uma nova trajetória de vida.
Uma das formas importantes de prevenção é a multiplicação de informações sobre a Lei Maria da Penha, que tipifica os tipos de violência que a mulher pode sofrer, como: física, psicológica, patrimonial, moral e sexual.
Assim como, compartilhar informações sobre as formas de proteção, se a violência acontecer. Na oportunidade foram socializados acerca dos serviços ofertados no município de Campo Alegre, que oferecem apoio, orientação e acompanhamento para mulheres vítimas de violência.
A informação continuará sendo uma importante ferramenta para que mulheres saibam seus direitos e formas de proteção.