Nesta terça-feira 26 de agosto, o município de Campo Alegre sediou a etapa municipal da 7ª edição do Concurso de Merendeiras, um evento que celebrou a criatividade, a valorização da merenda escolar e o fortalecimento da agricultura familiar. O concurso é promovido pelo SEBRAE em parceria com as prefeituras com o objetivo de valorizar as profissionais responsáveis pela alimentação escolar nas redes públicas municipais.
O concurso tem como propósito incentivar o uso de alimentos regionais e in natura, promover a cultura local e reconhecer o trabalho essencial das merendeiras, que diariamente garantem saúde e bem-estar aos estudantes por meio de preparações nutritivas e saborosas.
Entre todas as cidades da região, o município de Campo Alegre foi o único a conquistar classificação nas duas categorias do concurso: salgado e doce - um motivo de grande orgulho para toda a comunidade escolar.
A competição foi dividida em dois momentos:
Categoria Salgados
1º lugar - “Risoto de frango com purê de abóbora e carne da casca da banana” da merendeira Maria Inês da Conceição e auxiliar Fabiana Miguel da Silva, supervisionadas pela Nutricionista Lívia Araújo (Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães).
2º lugar - “Quiche de batata doce com frango e legumes” da merendeira Maria Edna da Silva e da auxiliar Maria das Graças da Silva (Escola Municipal de Educação Básica João Fernandes Vieira Filho)
3º lugar - “Espaguete de abobrinha com ragu de carne desfiada” da merendeira Claudiana Camilo dos Santos e da auxiliar Maria de Fátima Afonso dos Santos Teixeira (Escola Municipal de Educação Básica Senador Rui Palmeira).
Categoria Doce
1º lugar - “Bolo de coco com geleia de casca de fruta” da merendeira Marciana Rosa e Silva e da auxiliar Elizabete de Oliveira Silva supervisionadas pela nutricionista Lívia Araújo (Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Lourinete);
2º lugar - “Milk-shake de banana e maracujá” da merendeira Roseane Rocha da Silva e da auxiliar Maria José da conceição (Centro de Educação Infantil Professora Maria José);
3º lugar - “Falso iogurte” da merendeira Isabel Sátirio da Silva e auxiliar Maria Luzia Pereira da Silva (Centro de Educação Infantil Professora Maria José).
O evento reuniu autoridades locais, como o gestor administrativo Duduzinho Pereira, secretários, gestores escolares, membros do Conselho de Alimentação Escolar - CAE e toda a equipe técnica de nutrição do município.
Realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o concurso destacou-se pela riqueza de ideias, inovação nas preparações e pelo uso dos alimentos da agricultura familiar - que dão cor, sabor e saúde nas refeições das escolas públicas.