O mês de setembro é marcado por um movimento que, busca por direitos da comunidade surda. Neste mês, são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo. O movimento empenha-se em manter viva a Língua de sinais e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.
Nessa perspectiva a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Gestão de Ensino, realizou uma grande mobilização junto às escolas, que por sua vez organizaram ações voltadas à comemoração da campanha Setembro Azul, abordando o tema: “Mãos que sinalizam, quando todos falam a Língua do respeito”.
A escolha do mês de setembro para esse tema é devida a várias datas que têm grande relevância para a história da educação dos surdos e para a própria comunidade, sendo:
Para encerramento das ações voltadas ao Setembro Azul foi organizado um momento de homenagem aos surdos. O evento aconteceu no CESCA no último dia 30 de setembro. A programação contou com apresentações artísticas em Libras e uma palestra bilíngue (em Libras e Português), garantida pela presença de intérprete, assegurando acessibilidade comunicacional a todos os presentes. O encontro destacou a importância de aprender Libras como caminho para inclusão e respeito, reforçando que o Setembro Azul é um marco para a valorização da língua da comunidade surda.
Por que celebrar e comemorar o setembro azul?
Ao se comemorar o Setembro Azul, há a valorização da comunidade surda, bem como da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Esse é um mês de luta, conscientização e divulgação da cultura e comunidade Surda, é um mês muito importante no calendário e é uma data que celebra e comemora os grandes feitos da comunidade Surda até os dias de hoje.
O mês de setembro, portanto, representa as conquistas, realizações e história de uma comunidade Surda que durante muitos anos, vem lutando contra os preconceitos e barreiras e que, ainda hoje, buscam por espaço, acesso e representatividade.
A coordenadora da pasta de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Gilvânia da Paz, enfatizou que: “O Setembro Azul é marcado pela valorização da cultura, identidade e direitos da comunidade surda. É tempo de fortalecer a inclusão, o respeito e a acessibilidade, reconhecendo a Libras como língua e promovendo a igualdade de oportunidades. Que o Setembro Azul seja um convite para aprendermos, ouvirmos com o coração e construirmos uma sociedade cada vez mais inclusiva e justa”.
O município de Campo Alegre, que há anos mantém esse olhar sensível à inclusão, reafirma seu compromisso com a acessibilidade ao ofertar cursos de Libras para cuidadores e professoras do AEE, fortalecendo o diálogo entre ouvintes e surdos e promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora.