Durante os últimos meses o Programa Saúde na Escola realizou várias ações com os alunos da Rede Municipal de Ensino onde estão sendo trabalhadas temáticas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pactuadas pelo PSE através das ações, na garantia dos direitos aos serviços com objetivo de fortalecer, efetivar e promover as ações aos escolares com eficácia pelo compromisso de garantir a qualidade e cumprimento das metas e pelos indicadores de saúde.
Através do PSE e a intersetorialidade, entre Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação de forma integrada atuam na promoção as ações do Programa Saúde na Escola.
Desde o inicio do ano que a Secretaria de saúde tem intensificado as ações com acolhimento em ambiência, efetivando as ações onde o trabalho é realizado em rede usando o lúdico, visitas laborais como: laboratório de aprendizagem, com informações e orientações aos serviços ofertados para os usuários do SUS, que acontecem nas unidades educativas e de saúde, pelas equipes vinculadas da atenção básica, atenção em saúde bucal e Endemias para a promoção e prevenção das doenças evitáveis para todos os escolares da rede pública.
As ações em Saúde bucal, tem se destacado pela forma brilhante em que todos os odontólogos da rede, vêm atuando e desmistificando o medo de ir ao dentista para os escolares, e de como é prazeroso cuidar da saúde bucal de modo extremamente humanizado com a inserção da família e as equipes da educação e saúde ao sucesso dos resultados.
É importante destacar que os alunos quando inseridos nesse processo de conhecimento diminuem os problemas bucais relacionados à dentição e que cuidar da boca é primordial na qualidade em saúde e passa a ser uma conduta de promoção mais socializada e humanizada.
Ainda vale ressaltar e destacar as ações de mobilização e combate ao Aedes Aegypti realizada por todas as equipes e conduzidas pelos Agentes comunitários de Endemias aonde os Agentes vem realizando ações de mobilização em parceria com a coordenação de vigilância epidemiológica.
Sobre o PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. (Ministério da saúde).