SEMED realizou seleção de textos para Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro

 

Publicado em: 13/09/2014 00:00

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED realizou nesta última quarta-feira 10 de setembro, a seleção municipal dos textos produzidos pelos alunos das escolas municipais participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa – ESCREVENDO O FUTURO, uma iniciativa do MEC e da fundação Itaú Social e que tem como parceiros o canal FUTURA, a UNDIME o CONSED e acontece sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas – CENPEC.

A coordenação dos trabalhos na rede municipal de ensino foram conduzidas pelas técnicas/SEMED e professoras Rosilene Ferreira, Ângela Marta Ribas e Andréa Pereira, que orientaram as escolas por meio das coordenadoras pedagógicas, que por consequência planejaram as ações juntamente com os professores para que executassem as oficinas pedagógicas que resultaram na produção de belíssimos textos de diversos gêneros, entre eles concorreram poemas, memórias literárias e crônicas produzidas pelos alunos dos 5º aos 9º anos do Ensino Fundamental. Após os trabalhos realizados cada unidade de ensino realizou a seletiva escolar, para que fossem representados na etapa municipal.

A comissão julgadora após analisar e pontuar os textos, conforme os descritores estabelecidos pelo projeto da Olimpíada definiram como vencedores as alunas: Beatriz Ilário e Tainara Isabel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro de Oliveira e a aluna da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felizardo Souza Lima, Maria Simone dos Santos.

A Equipe Gestora da Escola Pedro de Oliveira, representada pela Professora Silvânia Regina, feliz o resultado parabeniza suas alunas, como também agradece e parabeniza o excelente trabalho desenvolvido pelos professores Miguel Alexandre de Freitas e Maria José Santos da Silva que realizaram as oficinas e tão bem auxiliaram as alunas a produzirem uma crônica e uma memória literária que atendeu aos requisitos para a seleção municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Não diferente, a Equipe Gestora da Escola Felizardo Souza Lima, representada pela Professora Maria Anísia Ribas parabeniza a aluna e a professora Samyra Maria e agradece a docente pela contribuição aos alunos no trabalho com a oficina pedagógica de poemas.

A SEMED, nas pessoas dos secretários, professores Neide Granja e Claudio da Costa, parabenizam a todos os alunos e professores participantes desta Olímpiada pelo esforço e dedicação em fazer uma escola pública com qualidade para todos os campo alegrenses.
 

O que é a Olimpíada?

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.