Na manhã desta quinta-feira 27 de março, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, por meio do Núcleo Estratégico de Educação Ambiental e Sustentável - NEEAS, realizou na comunidade do Povoado Chã da Imbira, juntamente com os integrantes dos grupos ambientais, Soldadinho Verde e Com-Vidas, uma ação de mobilização para as práticas de preservação ambiental.
A ação foi acompanhada pelo Coordenador James dos Santos, da Escola Municipal de Educação Básica João Fernandes Vieira Filho e teve como objetivo principal chamar a atenção da comunidade para a prática da coleta seletiva, evitando que os resíduos se tornem criadouros do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a Dengue, a Zika e Chikungunya, e, tem alto potencial de reprodução.
Sabemos que esses resíduos podem ser perigosos se depositados em local impróprio, porque podem se tornar potenciais criadouros do mosquito, por isso a comunidade foi orientada a destinar seus resíduos para as escolas que atuam como ecopontos, incluindo também, o descarte correto do óleo de cozinha usado, através do projeto ReÒleo.
Assim como na sede do município, todas as instituições de ensino do povoado Chã da Imbira também atuam como ecopontos, elas recebem os recicláveis da comunidade e faz o descarte correto, enviando-os à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre - COOPECMARCA.
O momento também foi oportuno para convidar a comunidade para o evento Prefeitura em Ação, que acontecerá nesta sexta-feira 28, informando que, durante o evento, haverá troca de mudas de árvores frutíferas por materiais recicláveis, com a ação de hoje, espera-se que a comunidade intensifique ainda mais as práticas voltadas para a Coleta Seletiva e preservação dos recursos naturais.
O descarte correto dos resíduos recicláveis, do óleo de cozinha produzido pela comunidade e principalmente, o despertar para a preservação ambiental é um compromisso que todos precisamos assumir. A Secretaria Municipal de Educação trabalha, em parceria com todas as instituições de ensino para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos resíduos, colaborando com a cooperativa municipal e tendo agentes, como os grupos ambientais Soldadinho Verde e Com-Vidas, na linha de frente na defesa do meio ambiente.