Nesta terça-feira, 01 de abril, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou uma palestra com o tema "Autismo e Desregulação: Conceitos Básicos, Definições e Características", conduzido pela psicóloga Clínica/escolar, Weldza Felix. O evento foi em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado anualmente em 02 de abril e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Desde então, muitas políticas ganharam força para a defesa dos direitos da comunidade do Transtorno do Espectro Autista bem como ainda há muito a se conquistar. Assim, pensando em difundir informações sobre o autismo aos profissionais da educação, Campo Alegre escolheu o dia 01de abril para celebrar este dia.
O evento teve como objetivo ampliar o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e discutir aspectos relacionados à desregulação emocional, frequentemente observada em indivíduos autistas e foi direcionado para representantes da Secretaria Municipal de Educação, profissionais de apoio - Cuidadores, Diretores e Coordenadores Escolares e Pais de alunos com autismo.
A Diretora de Gestão de Ensino professora Eva Palmeira abril oficialmente o evento e destacou o importante investimento feito pela gestão na Educação Especial e Inclusiva no Município. Em seguida a Coordenadora do Núcleo da Educação Especial e Inclusiva – professora Gilvania da Paz, deu continuidade com uma explanação sobre a temática e conduzindo para a palestrante convidada.
Atualmente Campo Alegre contabiliza, em sua Rede pública de ensino, aproximadamente 122 alunos com Transtorno do Espectro Autista, alguns ainda em processos de avaliação, que além de frequentar as salas regulares acompanhadas dos profissionais de apoio - cuidadores, são atendidos nas salas de recurso multifuncionais pelas especialistas do AEE e nos dois espaços Crer e Ser do município, com atendimentos pedagógico e terapêutico.
O autismo afeta o comportamento da criança, e os primeiros sinais podem ser notados ainda quando bebês, nos primeiros meses de vida. São várias as reações dos pais frente ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as possíveis dificuldades em aceitar um filho com este diagnóstico, pois, é quando acontece uma quebra da idealização do “filho perfeito” e vem à tona as demandas necessárias e a mudança de rotina, para atender a todo o processo de desenvolvimento que a criança com TEA necessita, bem como a adequação as especificidades que ela apresenta.
O evento também contou com a participação de mães de alunos com autismo para fazer uso da fala, onde as mesmas puderam relatar sobre os desafios, anseios e perspectivas quanto ao desenvolvimento dos seus filhos, bem como relataram sua satisfação com políticas públicas voltadas para o público autista, bem como para as demais deficiências.
O momento foi encerrado com a emoção da voz do cantor e criador de conteúdos digitais, Dell Guedes, que encantou o ambiente e trouxe ainda mais emoção ao apresentar a todos sua mãe e compartilhar um pouco sobre sua história de superação.
A realização desses momentos reforça o compromisso da gestão municipal em disseminar informações precisas e promover a inclusão de pessoas com autismo na sociedade. Acreditando que, por meio da educação e conscientização, é possível construir uma comunidade mais empática e acolhedora para todos.